sexta-feira, setembro 23, 2005

Verdade?

A dificuldade da verdade está pressa a seu significado externo, interpretação e aceitação, são também muitas vezes confundidas com a falta de educação. Mas na realidade não passa de uma aleivosia venal, um mal cevado em nossas entranhas.
Hoje é preciso ter provas pra se aceitar a verdade, enquanto a mentira não precisa de provas, a mentira sim é uma verdade absoluta.
Mentimos nas pequenas coisas, pra agradar, pra justificar, pra tornar uma história mais interessante, pra não admitir nossos erros, pra achar outro culpado, e por inúmeras outras quase justificáveis razões.

O exercício de dizer a verdade é como acordar cinco e meia da manhã pra nadar no mar. A verdade é fria! Você disse a verdade por não ter ido aquele casamento? Disse a verdade por nunca ter usado aquele presente que lhe foi dado? Quando te perguntaram sobre o corte de cabelo? Ou aquele escarpam de pele de bicho? O porque de não retornar aquele telefonema? A sinceridade se tornou uma pequena candeia no meio da infinita escuridão.

Infelizmente a verdade soa mal, estamos nos sentindo mal por falar, e bem por omitir. Todos preferem ouvir confortáveis mentiras, todos preferem ser “agradáveis” como se agradar fosse parte do mentir, o pior é que está sendo. O famoso vírus da “mentira social”, aquele que nos insere em um circulo de pessoas que dão tapinhas nas nossas costas e depois saem falando mal regulando nossa distância com olhar por cima dos ombros. A cura desse vírus não está à venda em qualquer botica, é um típico mau hábito sem medicação.

Devemos querer ouvir a verdade mesmo que seja o que não se queira ouvir? A verdade que nos faz pensar, mudar, resistir , a mentira que nos faz acreditar no que não somos, no que não temos, nos faz cegos, e ainda nos faz mentir mais! Então escolha sua pílula! Azul ou vermelha?

Hoje em nossa sociedade a verdade é algo que se enganou.

Foto por Bruno Espadana

Nenhum comentário: